- Como fazem os atletas de hoje, os gladiadores da Roma Antiga faziam propaganda de produtos. Isso seria incluído no filme, mas os produtores acharam que ninguém iria acreditar.
- Russell Crowe ganhou 18 quilos para fazer O Informante e perdeu tudo em poucos meses, antes que as filmagens de Gladiador começassem. Ele alega não ter feito nada de especial, apenas trabalhado em sua fazenda.
- Lou Ferrigno iria ter um personagem, mas acabou substituído por Sven-Ole Thorsen, que fazia forte campanha para ficar com o papel de Tiger.
- O anel que Connie Nielsen usa, de mais de dois mil anos, foi comprado pela atriz em um antiquário.
- Russell Crowe ganhou 18 quilos para fazer O Informante e perdeu tudo em poucos meses, antes que as filmagens de Gladiador começassem. Ele alega não ter feito nada de especial, apenas trabalhado em sua fazenda.
- Lou Ferrigno iria ter um personagem, mas acabou substituído por Sven-Ole Thorsen, que fazia forte campanha para ficar com o papel de Tiger.
- O anel que Connie Nielsen usa, de mais de dois mil anos, foi comprado pela atriz em um antiquário.
- Nas cenas no Coliseu, apenas as duas fileiras inferiores estavam cheias de gente. As outras foram duplicadas digitalmente.
- Os ferimentos no rosto de Russell Crowe após a primeira batalha eram verdadeiros. O cavalo que o ator montava o jogou em um monte de galhos de árvores. As marcas em suas bochechas são bem visíveis quando Maximus diz a Commodus que ele pretende voltar para casa.
- A descrição que Maximus dá de sua casa (especificamente, a disposição da cozinha e os cheiros que ele sentia pela manhã e à noite) não estava prevista. É a descrição verdadeira da casa de Russell Crowe na Austrália.
- O capacete de boi que o gladiador morto por Hagen usa é o mesmo do guerreiro que Sean Connery mata em Os Bandidos do Tempo.
- Algumas partes da trilha das batalhas eram variações de “Marte – Planeta da Guerra”, da obra Os Planetas, de Gustav Holst.
- Durante as filmagens, Ridley Scott usou o boné do personagem de Gene Hackman em Maré Vermelha, longa dirigido por seu irmão, Tony Scott.
- Richard Harris, que viveu o Imperador Marcus Aurelius, estava escalado para viver Commodus em A Queda do Império Romano, de Anthony Mann, mas acabou substituído por Christopher Plummer.
- Derek Jacobi, intérprete de Gracchus, já foi Claudius em uma série da rede BBC de 1976, I, Claudius.
-Mel Gibson recusou o papel de Maximus.
- O verdadeiro Commodus foi o único imperador romano a lutar na arena como um gladiador. Mas ele o fez várias vezes, e não foi morto lá. Um atleta, Narcissus, o estrangulou em seu quarto.
- Apesar de muito do filme ser ficcional, é interessante notar que Narcissus, assassino de Commodus, nasceu na mesma colônia africana onde Maximus vira um gladiador.
- No roteiro original, Maximus era chamado de Narcissus.
- Ao contrário do que afirmavam rumores, Enya não participou da trilha sonora.
- Ridley Scott foi persuadido a dirigir o longa por dois executivos da DreamWorks, Walter F. Parkes e Douglas Wick. Eles lhe deram um quadro de presente que trazia um gladiador em cima do oponente derrotado. Trata-se de Pollice Verso, de Jean-Leon Gerome.
- A cena em que Maximus anda por um campo de trigo foi incluída no início do filme pelo editor, Pietro Scalia, pois foi programada para entrar no fim.
- Ao longo das cenas com os gladiadores, Russell Crowe quebrou ossos em seu pé e quadris, e machucou ambos os tendões dos bíceps.
- O roteirista William Nicholson incluiu as passagens nas quais Maximus fala sobre vida após a morte para torná-lo mais acessível ao público.
Gibson recusou o papel porque não queria fazer um filme de temática semelhante a Coração Valente.
- Dois estúdios dividiram a produção de Gladiador: a DreamWorks, que distribuiu o filme na América do Norte, e a Universal, que o distribuiu no restante do planeta.
- Para compôr o cenário de Gladiador, o diretor Ridley Scott mandou erguer uma réplica do famoso Coliseu em tamanho natural, em pleno Marrocos, onde boa parte do filme foi rodado.
- Durante as filmagens de Gladiador, o veterano ator Oliver Reed faleceu, vítima de um ataque cardíaco. Como Reed havia participado de cenas capitais do filme, Ridley Scott pediu - e conseguiu - autorização da família para usar as imagens disponíveis e manter o personagem. Entretanto, o destino de seu personagem teve que ser modificado: ao invés de sobreviver, Proximus morre tentando salvar o personagem de Russell Crowe. As filmagens desta cena adicional contou com o auxílio de outro ator, que teve seu rosto substituído digitalmente pelo de Oliver Reed. Ele era filmado nas sombras e uma máscara com o rosto de Reed foi inserida digitalmente. Esses esforços teriam custado US$ 3 milhões. O filme foi dedicado a ele.
- Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Russell Crowe) e Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix).
Fonte:LostBrasil
0 comentários:
Postar um comentário