- Carrie-Anne Moss (Trinity) interpretou a personagem Liz Teel na série de TV Matrix, em 1993.
- Quando Neo pede para ser retirado da Matrix, ele diz 'Mr. Wizard, me tire daqui.'. Isto é uma referência à série de animação Tooter Turtle, veiculada nos anos 60, nos EUA. Nesta série, o personagem Tooter desejava ser alguém diferente a cada episódio e, então, pedia ao seu amigo Mr. Wizard (um lagarto) que o transformasse em um cientista, astronauta - ou o que quer que fosse - com sua varinha mágica. Inevitavelmente, Tooter entrava em confusão e pedia que Mr. Wizard o salvasse. Então, o lagarto o transportava de volta para o seu 'velho eu' e o ensinava a ser 'feliz com o que era'.
- Os símbolos nas telas do computador consistem em letras invertidas, números e em dígitos japoneses.
- Todas as referências a esquinas (por exemplo: esquina de Wells e Lake) correspondem a cruzamentos existentes na cidade de Chicago - a cidade natal dos diretores do filme. No entanto, o filme obviamente não se passa nesta cidade ou em qualquer outra cidade existente na vida real (apesar de ter sido filmado em Sydney, Austrália).
- Neo esconde o seu dinheiro em um livro chamado 'Simulacro e Simulação', que consiste em um tratado respeitado que lida com discussões sobre o que é 'real' e sobre o que é 'simulação ou simulacro'. Quando Neo abre o livro, o capítulo visto é 'Sobre o Niilismo'.
- Confira os números dos quartos onde Trinity e Neo se encontram, em determinados momentos do filme. Quando os policiais tentam prender Trinity, na seqüência inicial do filme, a moça está no quarto 303 (trinity=trindade). Já Neo, que é considerado 'O Escolhido' (The One, ou seja: Um), mora no apartamento 101.
- Coincidência ou não, 'Matrix', 'Trinity', 'Morpheus', '303' e '101' são, todos, tipos ou modelos de sintetizadores de música.
- Quase todas as frases ditas pelo 'cliente' de Neo no começo do filme prenunciam a verdadeira identidade do herói ('Você é o meu salvador'; 'Você não existe'; e assim por diante).
- Na cena em que Neo encontra o Oráculo, a música ao fundo é I'm Beginning to See the Light ('Estou Começando a Ver a Luz'), de Duke Ellington, numa clara referência às descobertas do herói.
- Na sala de espera do Oráculo, a televisão está exibindo o filme Night of the Lepus, de 1972. Este filme é sobre um bando de coelhos mutantes que aterroriza rancheiros do Arizona.
- Vários nomes de pessoas ou objetos, em Matrix, possuem significado histórico, sendo relacionados com sonhos ou ilusões. 'Morpheus', por exemplo, era o deus grego do Sono e dos Sonhos; já 'Nabucodonosor' (a nave de Morpheus) foi um rei constantemente acometido por sonhos perturbadores.
- 'Neo' é uma anagrama para 'One'.
- O verdadeiro nome de Neo é Thomas Anderson. 'Anderson' significa 'Filho dos Homens', como Jesus é freqüentemente chamado.
- A Oráculo diz que Neo não é o Escolhido, mas que possuía o Dom - talvez em uma outra vida ele seria. Pois bem, antes de Neo demonstrar ser o Escolhido, ele 'morre', ressurgindo como o predestinado.
- Nesta mesma seqüência, a da morte de Neo, Trinity (Trindade) o trás de volta a vida com um beijo. Pode-se fazer uma analogia com Jesus que retornou à vida graças a Santa Trindade.
- Os atores Tom Cruise e Will Smith estiveram cotados para interpretar o personagem Neo em Matrix.
- Ganhou 4 Oscars: Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.
- Recebeu uma indicação ao Grammy, como Melhor Trilha Sonora.
Fonte:LostBrasil
0 comentários:
Postar um comentário