Tecnologia do Blogger.
RSS

E.T, O Extraterrestre


O rosto de E.T. foi modelado com base nas expressões faciais do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein.

- Harrison Ford interpretou o diretor da escola de Elliot, mas sua única cena foi cortada por Spielberg. O diretor achou que a presença de Ford seria muito distrativa. Aliás, a então esposa do ator, Melissa Mathison, é a autora do roteiro.

- O comunicador que E.T. constrói no filme funcionou de verdade. Ele foi feito por Henry Feinberg, um expert em interpretação de ciência e tecnologia para o público.

- Durante a cena em que os garotos estão indo para uma festa de Halloween, uma criança passa por eles, vestida como Yoda, personagem de Star Wars. Neste breve momento, podemos ouvir um trecho do tema do personagem, composto por John Williams.

- Como em vários filmes de Spielberg, em E.T. temos uma referência a um conflito paterno: o pai de Elliot abandona a família para ir para o México com outra mulher.

- As então jovens atrizes Drew Barrymore (a irmãzinha de Elliot) e Erika Eleniak (a garota que ele beija na escola) perderam a 'inocência' anos mais tarde e posaram nuas para a revista Playboy.

- Steven Spielberg projetou o filme pessoalmente na Casa Branca para o ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e sua esposa Nancy.

- Quando E.T. foi lançado em vídeo nos Estados Unidos, a fita foi feita com plástico verde para confundir os piratas de filmes.

- A exibição-teste de E.T. foi realizada no Festival de Cannes na mostra não-competitiva e foi ovacionada por todo o público – nenhum dos filmes que estavam participando da competição foi tão bem recebido pela platéia.

 Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T., o Extra-terrestre, Henry Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta idéia em sua audição para o papel, na intenção de passar às pessoas a sensação de tristeza de seu personagem. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição e o escolheu para protagonizar o filme.

- Foi relançado em 2002 nos cinemas, como parte das comemorações de seus 20 anos de lançamento, em uma nova versão que continha 5 minutos de novas cenas, que ficaram de fora da versão original, além de novos efeitos especiais e uma remasterização digital realizada em todo o filme.


- Ganhou 4 Oscars: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 3 indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Revelação Masculina (Henry Thomas).

- Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme.

- Recebeu uma indicação ao Prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Crítica de Leitor (Felipe Guerra da Cunha).

Fonte:LostBrasil

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário